Dígrafo consonantal X encontro consonantal
- lleticiabstee
- 16 de out.
- 2 min de leitura

Dígrafo é a ocorrência fonética na qual, em uma palavra, duas letras são grafadas para representar um único som (fonema). No caso específico do dígrafo consonantal, o fonema produzido é um som de consoante.
Exemplo: na palavra “carro”, o conjunto “rr” produz apenas um fonema quando pronunciado, embora haja duas letras escritas.
Os dígrafos consonantais são: ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, xs, qu e gu – os dois últimos, quando diante de “e” ou “i”, casos em que a vogal “u” não é pronunciada.
Exemplo: na palavra “águia”, a vogal “u” não produz fonema; apenas compõe o dígrafo consonantal “gu”. Na palavra “água”, porém, a vogal “u” é pronunciada, logo “gu” não é dígrafo.
Encontro consonantal, por sua vez, é a aproximação de consoantes, que ficam lado a lado em uma palavra, podendo permanecer ou não na mesma sílaba no processo de separação silábica. A diferença entre o dígrafo consonantal e o encontro consonantal é que, enquanto aquele produzia apenas um fonema para duas letras, este (o encontro consonantal) apresenta duas letras e dois fonemas – ou seja, cada letra tem seu próprio som pronunciado.
Exemplo: na palavra “porta”, o conjunto “rt” é um encontro consonantal que se separa na divisão silábica, pois tanto o fonema representativo de “r” quanto o fonema representativo de “t” são pronunciados. Na palavra “vidro”, igualmente, o conjunto “dr” é um encontro consonantal – desta vez, que não se separa na divisão silábica –, uma vez que cada letra envolvida (tanto “d” quanto “r) é pronunciada.
Resumindo:
- Dígrafo consonantal => duas letras para um fonema consosnantal.
- Encontro consonantal => duas consoantes, cada qual com seu fonema.
Veja mais exemplos:
Pasto => “st” é encontro consonantal
Alho => “lh” é dígrafo consonantal
Placenta => “pl” é encontro consonantal
Ninho => “nh” é dígrafo consonantal
Atrito => “tr” é encontro consonantal
Queijo => “qu” é dígrafo consonantal
Carma => “rm” é encontro consonantal
Exceção => “xc” é dígrafo consonantal
ATENÇÃO: Quando as consoantes “m” e “n” seguem uma vogal na mesma sílaba, perdem seu fonema consonantal, pois compõem com a vogal um dígrafo vocálico (am, an, em, an, im, in, om, on, um, un). Assim, mesmo que haja outra consoante após “m” e “n”, nesses casos, não ocorre encontro consonantal. Veja:
Campo => “am” é dígrafo vocálico (som de ã – a consoante somente nasaliza a vogal “a”, perdendo seu fonema consonantal). Assim, “mp” não constitui um encontro consonantal, pois o fonema consonantal de “m” não é pronunciado.
Até a próxima!



Comentários