Dicas de Língua Portuguesa - Os homônimos da vida: verbo ou substantivo?
- lleticiabstee
- há 4 dias
- 2 min de leitura

Os homônimos da vida: verbo ou substantivo?
Sente dificuldade para diferenciar verbo de substantivo às vezes? Calma, você não é o único – ou a única. Isso é normal, e ocorre devido a um fenômeno semântico muito interessante chamado homonímia: duas palavras exatamente iguais em grafia e pronúncia, mas com origens e significados distintos. Quando nos deparamos com palavrinhas assim, estamos diante de homônimos perfeitos – gêmeos de pais diferentes perdidos no mundo. Para distingui-las, podemos lançar mão de algumas estratégias de diferenciação que ajudam bastante. Vamos a elas.
VERBO É PASSÍVEL DE SER CONJUGADO
O verbo é uma classe de palavras que pode ser conjugada, isto é, flexionada em pessoa, número, tempo e modo. O substantivo não é. Assim, quando a dúvida surgir, tente conjugar a palavra; se funcionar, fazendo sentido no contexto, você está diante de um verbo. Exemplo:
1) Trabalho todos os dias e saio cedo de casa.
Aqui, pelo contexto dado, em que há outro verbo mais à frente – “saio” –, entende-se que “trabalho” também é verbo, conjugado na primeira pessoa do singular (eu), no presente do indicativo. E pode ser conjugado em outras pessoas. Veja: eu trabalho, tu trabalhas, ele trabalha...
2) Sei que batalhas muito e és forte!
Aqui, “batalhas” também é verbo e está conjugado na segunda pessoa do singular (presente do indicativo) – “sei que [tu] batalhas”. É possível conjugá-lo em outras pessoas: eu batalho, tu batalhas, ele batalha...
SUBSTANTIVO PODE SER PRECEDIDO POR ARTIGO
O substantivo, além de não ser passível de conjugação como o verbo, pode ser antecedido por um artigo, o qual deverá concordar com ele em gênero e número. Além disso, em lugar de um substantivo, cabe outro; se a substituição for feita e der certo, trata-se de substantivo. Observe:
3) Trabalho é vida!
Neste exemplo, a palavra “trabalho” atua como substantivo – pode ser precedida por artigo: o trabalho. Indica o ato de trabalhar (mas o verbo “trabalhar” é a própria ação). Se pluralizarmos o substantivo, o artigo se pluraliza também: os trabalhos. E, se eu quiser confirmar e ter ainda mais certeza disso, posso substituir “trabalho” por qualquer outro substantivo: “Chocolate é vida!”
4) Batalhas nos fortalecem.
O termo “batalhas”, agora, é um substantivo – as batalhas. Flexionando-o no singular, temos: a batalha. É o ato de batalhar (mas o verbo “batalhar” é a própria ação). Substituindo o substantivo por outro, teríamos: “Guerras nos fortalecem.”
ATENÇÃO!
Não confunda “ato de” (substantivo) com a ação, propriamente dita (verbo). Exemplo:
- Estudo (substantivo) => ato de estudar (o estudo / os estudos)
- Estudo (verbo) => flexão de “estudar” (eu estudo)
- Alimento (substantivo) => ato de alimentar (o alimento / os alimentos)
- Alimento (verbo) => flexão de “alimentar” (eu alimento)
Siga estudando! Até a próxima!