Dicas de Língua Portuguesa - Endófora X exófora
- lleticiabstee
- 17 de set.
- 3 min de leitura

Em coesão textual, chamamos endófora a referência a termos intratextuais — isto é, que são mencionados no texto — e exófora a referência a termos extratextuais — isto é, que não se encontram no plano textual, mas no plano do discurso. Vamos conhecer cada um desses processos de referenciação.
A ENDÓFORA
Pode ser de dois tipos: anáfora e catáfora. A anáfora é a retomada de termo anteriormente mencionado, enquanto a catáfora é a antecipação de termo que ainda aparecerá no texto. Diversos recursos coesivos podem ser empregados para promover essas referências: pronomes, sinônimos, hiperônimos, numerais, advérbios e até elipse (omissão). Exemplos:
1) José caiu na escola. Ele machucou o joelho.
O pronome “Ele” retoma o nome “José”, que aparece antes no trecho. Logo, ocorre anáfora.
2) Comprei uma blusa na promoção. O produto saiu pela metade do preço.
O hiperônimo “produto” retoma o hipônimo “blusa”, que aparece na frase anterior. Assim, ocorre anáfora.
3) João e Paulo são muito diferentes: o primeiro gosta de futebol, e o segundo prefere balé.
Os numerais “primeiro” e “segundo” retomam “João” e “Paulo”, respectivamente, os quais aparecem anteriormente na frase. A anáfora também acontece neste exemplo.
4) Nosso maior anseio é este: a aprovação.
O pronome “este” anuncia um termo que é explicitado em seguida – “aprovação”. Aqui, ocorre catáfora.
5) Lá é onde quero passar minha velhice: Roma.
O advérbio “Lá” antecipa o nome do lugar a ser mencionado na frase – “Roma”. Portanto, ocorre catáfora.
6) Ela é a razão de minhas alegrias – minha filha.
O pronome “Ela” refere-se a “minha filha”, termo que é mencionado posteriormente. Mais uma vez, é a catáfora que se emprega.
A EXÓFORA
Também chamada de referência dêitica, é identificada pelos seguintes elementos:
🔸referências à primeira pessoa do discurso (quem fala);
🔸referências à segunda pessoa do discurso (com quem se fala);
🔸referências adverbiais ao contexto da enunciação (expressões específicas de tempo e espaço).
Veja:
7) Este ano está sendo maravilhoso para mim.
O termo “Este ano” refere-se ao ano em que o enunciador produz a frase; se o receptor (ouvinte ou leitor) não tem conhecimento de quando foi produzida a frase, não é possível identificar qual é o referente para “Este ano”. O pronome “mim”, de primeira pessoa do singular, refere-se ao próprio enunciador, que está no plano do discurso, e não do texto em si; se o receptor não sabe quem produziu o texto, é impossível identificar o referente de “mim”. Nenhum desses termos encontra referente no texto. Logo, ocorre exófora.
8) Você esteve aqui três anos atrás?
O pronome “Você” (terceira pessoa gramatical, mas segunda pessoa do discurso, pois identifica com quem se fala) encontra-se no plano do discurso e não pode ter seu referente identificado, caso não se saiba a quem o texto é dirigido. O advérbio de lugar “aqui” só pode ter seu referente identificado caso saibamos onde foi produzido o texto. E a locução adverbial de tempo “três anos atrás”, igualmente, obscurece seu referente se não sabemos em que ano o texto é produzido – se digo a frase em 2025, o referente de “três anos atrás” é 2022; mas, se a digo em 1950, o referente de “três anos atrás” muda, passando a ser 1947. Nenhum desses termos encontra referente no texto. Novamente, a ocorrência da exófora é observada.
Siga estudando! Até a próxima!



Comentários