Dicas de Língua Portuguesa - Coesão textual e demonstrativos: “isto”, “isso” ou “aquilo”?
- lleticiabstee
- há 2 dias
- 3 min de leitura

Os pronomes demonstrativos – isto, isso, aquilo, esta(s), essa(s), aquela(s), este(s), esse(s), aquele(s) – são empregados para fazer referências temporais, espaciais e textuais. Hoje, vamos entender como esse grupo de pronomes é usado para referências textuais.
- Editais verticalizados
- Questões gratuitas de Língua Portuguesa para você praticar e muito mais!
Os pronomes demonstrativos são importantes elementos de coesão textual – mais especificamente, de coesão referencial – usados para retomar (anáfora) ou antecipar (catáfora) termos dentro do texto. Expandindo nosso vocabulário:
Anáfora – recurso coesivo que consiste na retomada de um termo anteriormente mencionado no texto.
Exemplo: João já saiu. Ele foi trabalhar.
Aqui, o pronome “Ele” retoma o nome “João”, antes citado, evitando sua repetição. Assim, “Ele” é usado como elemento anafórico.
Catáfora – recurso coesivo que consiste na antecipação de um termo ainda não mencionado no texto, mas que aparecerá depois.
Exemplo: Ele não sabe dizer não. Assim é João.
Aqui, o pronome “Ele” não retoma um termo anterior, mas antecipa, anuncia o nome “João”, que só aparece na frase seguinte. Dessa forma, “Ele” é usado como elemento catafórico.
E os pronomes demonstrativos? Como são usados quando o assunto é coesão referencial? Vejamos a seguir.
LISTA GRATUITA DE EXERCÍCIOS
Inicie agora mesmo a sua preparação!
- Isto, esta(s), este(s)
1) O que mais desejamos agora é isto: férias.
Note que “isto” se refere a “férias”, um termo posterior na frase. Assim, é usado cataforicamente – para antecipar uma palavra.
2) Minha preocupação é justamente esta – que não consigamos chegar a tempo.
Aqui, o pronome “esta” antecipa uma oração inteira que é mencionada posteriormente – “que não consigamos chegar a tempo”. Assim, é usado cataforicamente.
- Isso, essa(s), esse(s)
3) Os preços dos ovos de Páscoa subiram. Isso fez com que as compras do produto caíssem.
O pronome “Isso” retoma a oração anterior, que compõe o período anterior – “Os preços dos ovos de Páscoa subiram”. Assim, é usado anaforicamente.
4) Estudo, dedicação e persistência. Esses são os elementos necessários para a aprovação.
Aqui, o pronome “Esses” retoma a frase nominal anterior – “Estudo, dedicação e persistência”. Assim, é usado anaforicamente.
- Aquilo, aquela(s), aquele(s)
5) Adolescentes animadíssimas e seus responsáveis compareceram ao show do grupo de K-pop. Aquelas, evidentemente, estavam mais empolgadas.
O pronome “Aquelas” retoma “Adolescentes animadíssimas”, termo mencionado antes de “seus responsáveis”. Por ser o termo mais distante (o primeiro a ser mencionado), usa-se “Aquelas”, anaforicamente.
6) Psicólogos e pais reuniram-se para um bate-papo sobre o uso de eletrônicos por crianças. Aqueles apontaram que a exposição excessiva a telas é prejudicial.
Aqui, “Aqueles” retoma “Psicólogos”, termo anteriormente mencionado e mais distante, por vir antes de “pais”. Assim, “Aqueles” também é usado anaforicamente.
ATENÇÃO: Quando há dois termos anteriores a que se queira fazer referência anafórica, os pronomes “isto, esta(s), este(s)” e “aquilo, aquela(s), aquele(s)” podem ser utilizados. Veja:
7) Governo e sociedade devem unir-se pelo bem-estar coletivo. Esta, monitorando e reivindicando seus direitos; aquele, cumprindo seus deveres com a população.
Repare que os termos “Governo” e “sociedade” são retomados. A maneira de diferenciá-los no processo de retomada é referir-se ao mais próximo por “Esta” e ao mais distante por “aquele”. “Esta” retoma “sociedade”, palavra mais próxima (mencionada por último); “aquele” retoma “Governo”, palavra mais distante (mencionada primeiro). Note, ainda, que as devidas concordâncias são observadas – o pronome “Esta” concorda em gênero e número com o termo por ele retomado (sociedade), enquanto o pronome “aquele” concorda em gênero e número com o termo por ele retomado (Governo).
Siga firme nos estudos! Até a próxima!
Comments