top of page
21_edited.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
21_edited.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Dicas de Língua Portuguesa - Acento indicativo de crase antes de palavra masculina: é possível?

  • lleticiabstee
  • 21 de ago.
  • 3 min de leitura
ree

Em língua portuguesa, a crase ocorre quando há fusão da preposição “a” com um destes elementos: artigos definidos “a”e “as” e pronomes demonstrativos “aquela(s)”, “aquele(s)” e “aquilo”. Para marcar a ocorrência desse fenômeno, é empregado o acento indicativo de crase, chamado acento grave. Veja:

- Preposição “a” + artigo “a” / “as” => à / às

- Preposição “a” + pronome “aquela” / “aquelas” => àquela / àquelas

- Preposição “a” + pronome “aquele” / “aqueles” => àquele / àqueles

- Preposição “a” + pronome “aquilo” => àquilo Domine Português para Concursos – Baixe Agora o E-book Gratuito do Prof. Xandão

 

Em muitos casos, o gênero do termo que sucede a preposição será determinante para a ocorrência da crase, por isso se afirma com frequência que ela só acontece antes de palavras femininas. Porém, deve-se analisar cada caso atentamente e verificar se o contexto exige ou não o uso do acento grave. Como se viu, a preposição “a” pode unir-se aos pronomes demonstrativos “aquele(s)” e “aquilo”; logo, nessas situações, a crase ocorre diante de palavras masculinas. Observe os exemplos:

 

1) Recorri às autoridades.

O verbo “recorrer” rege a preposição “a” – quem recorre, recorre a algo ou a alguém. O termo “autoridades” é feminino plural; logo, é antecedido pelo artigo definido “as”. A preposição “a” une-se ao artigo “as”, gerando a crase.

 

2) Recorri àquela medida de proteção.

O verbo “recorrer” rege a preposição “a” – quem recorre, recorre a algo ou a alguém. O termo “medida” é feminino singular e é antecedido pelo pronome demonstrativo “aquela”. A preposição “a” une-se ao pronome “aquela”, gerando a crase.

 

3) Recorri àquele livro para entender o assunto.

O verbo “recorrer” rege a preposição “a” – quem recorre, recorre a algo ou a alguém. O termo “livro” é masculino singular e é antecedido pelo pronome demonstrativo “aquele”. A preposição “a” une-se ao pronome “aquele”, gerando a crase.

 

4) Recorri àqueles livros para entender o assunto.

O verbo “recorrer” rege a preposição “a” – quem recorre, recorre a algo ou a alguém. O termo “livros” é masculino plural e é antecedido pelo pronome demonstrativo “aqueles”. A preposição “a” une-se ao pronome “aqueles”, gerando a crase.

 

5) Recorri àquilo como última opção.

O verbo “recorrer” rege a preposição “a” – quem recorre, recorre a algo ou a alguém. O pronome demonstrativo “aquilo” é masculino singular. A preposição “a” une-se ao pronome “aquilo”, gerando a crase.

 

Conforme se pode observar nos exemplos 3, 4 e 5, a crase ocorre antes de termos masculinos, devido à união da preposição “a” regida pelo verbo “recorrer” com os pronomes demonstrativos “aquele(s)” e “aquilo”.

 

Outro caso que possibilita a ocorrência de crase antes de termo masculino é quando está implícita a expressão “moda de” ou “maneira de”. Exemplo:

 

6) O jogador fez um gol à Ronaldinho.

Aqui, entende-se implícita, antes de “Ronaldinho” (nome masculino), a palavra “moda” – fez um gol à moda de Ronaldinho. Por isso, o acento grave é empregado.

 

ATENÇÃO: Se não houver pronome demonstrativo “aquele”, “aqueles” ou “aquilo” ou caso não esteja implícita a expressão “moda de”, a crase não ocorre antes de palavra masculina. Exemplos:

 

7) Recorri ao governo.

Preposição “a” regida pelo verbo “recorrer” + artigo “o” que antecede o substantivo masculino singular “governo

 

8) Recorri a meios lícitos.

Preposição “a” regida pelo verbo “recorrer” (não é usado artigo antes do substantivo masculino plural “meios”)

 

Bons estudos! Até a próxima!

 


 
 
 

Comentários


bottom of page