Dicas de Língua Portuguesa - Qual é o referente do pronome possessivo?
- lleticiabstee
- há 12 minutos
- 2 min de leitura

A coesão referencial consiste na utilização de recursos textuais a fim de evitar repetições desnecessárias, as quais empobrecem o texto, tornando-o repetitivo. É chamado de referente o termo ao qual um elemento coesivo faz referência. Existem diversas estratégias de coesão referencial, mas uma das mais produtivas é o emprego de pronomes para retomar ou antecipar termos presentes no texto. Por vezes, pode haver dificuldade na identificação do referente. Hoje, enfatizamos um grupo de pronomes que gera dúvidas nesse sentido – os pronomes possessivos. São eles: meu(s), minha(s), teu(s), tua(s), seu(s), sua(s), nosso(s), nossa(s), vosso(s) e vossa(s).
A confusão acontece porque o pronome possessivo promove dupla concordância. Como ele indica posse, vincula a si dois termos: o possuidor e o possuído. Veja:
1) João foi ao parque com suas irmãs.
Repare que o pronome possessivo “suas” concorda em gênero e número com o termo “irmãs” (feminino plural), que é acompanhado pelo pronome e representa o termo possuído. Porém, a concordância em número do pronome possessivo é sempre feita com o termo possuidor – neste caso, “João” (terceira pessoa do singular – ele).
É aí que mora a dúvida: afinal, quem é o referente do pronome possessivo – o termo “irmãs” ou o termo “João”? Esse tópico torna-se alvo de inúmeras pegadinhas em questões de concurso, pois a tendência, à primeira vista, é considerar como referente o elemento mais próximo e com o qual o pronome concorda em gênero e número, isto é, o termo possuído. ATENÇÃO: ISSO É UM ERRO!
Fixe isto: O referente do pronome possessivo é sempre o termo possuidor.
Assim, respondendo à pergunta feita, o referente do pronome “suas”, no exemplo 1, é “João” (o termo possuidor). Vamos a outros exemplos:
2) Tu e teu filho sois adoráveis.
- Pronome possessivo: teu
- Termo possuído: filho (masculino singular)
- Termo possuidor: Tu (segunda pessoa do singular)
- Referente do pronome possessivo “teu”: Tu (possuidor)
3) Minhas bagagens estão pesadas.
- Pronome possessivo: Minhas
- Termo possuído: bagagens (feminino plural)
- Termo possuidor: Eu (implícito – primeira pessoa do singular)
- Referente do pronome possessivo “Minhas”: Eu (possuidor)
Agora você já sabe: quando a questão pedir o referente de um pronome possessivo, basta identificar o termo possuidor, com o qual o pronome concorda em pessoa.
Tranquilo, né? A gente se vê na próxima! Domine Português para Concursos – Baixe Agora o E-book Gratuito do Prof. Xandão
Comentários